DIVERSIDADE CELULAR
- Barbara Porto Cipriano
- 26 de out. de 2016
- 3 min de leitura
INTRODUÇÃO:
A diversidade celular é importante para construção, manutenção, e regulação dos organismos vivos. Pode ser por vias metabólicas diferenciadas, estruturas celulares distintas ou localização específica , mas a diversidade celular é o que garante a vida.
Células são estruturas vivas que estabelecem um conjunto de relações e divisões de trabalho, promovendo portanto o funcionamento de tecidos, órgãos e estruturas. possuem formas e tamanhos diferentes e são capazes de se adaptar quanto a sua morfologia e a sua função. isso pode ocorrer desde um protozoário até uma célula especializada.
As células podem ser procarióticas ou eucarióticas. De forma geral todas elas possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético.
Células procarióticas são mais simples do que as eucarióticas. Nesta, o DNA não está envolto por membrana, não existe núcleo definido pela carioteca e podem-se encontrar ribossomos dispersos no citoplasma (síntese de proteína). Podem também ser encontrados plasmídios (moléculas circulantes de DNA). Externamente a membrana plasmática existe a parede celular.
Indivíduos eucariotos são unicelulares, como exemplo as bactérias, cianofíceas (responsável pela fotossíntese), micoplasma, rickéttsia e clamídias.
As células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade. Essas complexidades começam a partir do momento em que essas células possuem núcleo individualizado, envolvido por carioteca. Seu citoplasma é conectado por uma rede de tubos e canais membranosos, nesse são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo de golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas.
Dentre os indivíduos eucariotas estão os animais, os vegetais, os fungos e os protozoários.
OBJETIVOS:
A prática sobre diversidade celular teve como objetivos identificar características das células procarióticas e eucarióticas; e analisar as diferenças existentes entre as células animais e vegetais.
Para isso foram utilizados iogurte, célula da mucosa bucal, ramos de Rourea discolor e cebola.
OBSERVAÇÃO DE ORGANISMOS PROCARIÓTICOS - BACTÉRIA DO IOGURTE (lactobacillusbulgariscus e streptococcus thermophilus):
O iogurte é obtido pela fermentação do leite, por ação de bactérias (Streptococcus thermophilius e Lactobacillius bulgaricus), que transformam a lactose em ácido lático. Essas bactérias são adicionadas após a pasteurização o que possibilita que elas fiquem “vivas”, tornando o iogurte um “alimento vivo”. Essas mantem o meio ácido impedindo a proliferação de outros microrganismos e leveduras prejudiciais que podem causar infecções. Além dessas vantagens, as bactérias que “vivem” no iogurte ajuda o corpo humano a reagir quando a flora intestinal se encontra fraca ou quando esta possui microrganismos prejudiciais.
Para a realização desse procedimento foi colocado uma gota de iogurte sobre a lâmina, passado essa lâmina sobre a chama, adicionado uma gota de azul de metileno e colocado a lamínula (após a secagem desse iogurte).
Durante o procedimento pude observar que mesmo com o aquecimento da lâmina a maioria dos organismos sobreviveram.
OBSERVAÇÃO EPIDÉRMICA DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS:
Para esse procedimento foi utilizado um pequeno fragmento da epiderme dorsal da folha de Rourea discolor (cor roxa). observou-se a célula diferenciada em que foram observados os cloroplastos bem definidos.

CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL:
Para a observação das células da cavidade bucal foi necessário que alguns alunos “doassem” células da sua mucosa. Estes bochecharam a boca com água potável, e depois com o auxílio de uma espátula foi raspada a face interna da bochecha. Depois de feito isso o material recolhido foi colocado em uma lâmina, adicionado uma gota de azul de metileno e colocado à lamínula. Com isso foi possível observar o seguinte aspecto na lâmina, em que a célula e o núcleo se tornaram bem visíveis:
CÉLULAS DA CEBOLA:
No procedimento com a cebola, foi feito basicamente o mesmo processo, pegou-se uma fina parte da cebola, e esta foi colocada sobre a lâmina, após isso colocou-se azul de metileno e uma lamínula. E pode-se observar uma estrutura organizadas de células e seus núcleos.
Comments