MICROSCOPIA
- Barbara Porto Cipriano
- 25 de out. de 2016
- 1 min de leitura
"Até o século XVII os órgãos que compunham os seres vivos eram relativamente bem conhecidos, mas não se conhecia a existência das células , tampouco de micro-organismos. A partir da construção e aperfeiçoamento de sistemas de lentes, os cientistas puderam examinar a célula e suas estruturas, nunca antes imaginadas pelo homem. O que podemos aprender sobre as células depende dos instrumentos que dispomos. A microscopia é uma das principais técnicas para estudos de estruturas celulares. "
Um microscópio é composto por base, braço, canhão, revólver, mesa, sistemas de aproximação, parafusos, fonte luminosa, condensador, receptáculo do filtro, diafragma de abertura e de campo, lente ocular e lente objetiva como mostrada na figura abaixo:

Para a observação inicial em microscópio foi realizado o procedimento com papel e linha. pegou-se um jornal e foi cortado uma letra (no meu caso foi a letra "e"), depois adicionado uma gota de água destilada e logo após a lamínula. Após a preparação da lâmina esta foi levada para observação.

Para a observação da linha foi realizado o mesmo procedimento, entretanto foram cortados dois pedaços pequenos de linha um branco e outro preto, e colocado um sobre o outro em forma de X.

Nessa prática foi utilizada também um pequeno pedaço de folha de Rourea discolor para ser observado como era a conformação celular e poder perceber as diferentes estruturas naquele pequeno fragmento.


Como pode ser observado, a pratica microscopia é essencial no estudo dos seres vivos, pois é a partir dela que podemos perceber as especificidades das células e micro-organismos.
Comments